CIDADANIA ITALIANA

conheça tudo o que podemos fazer para você realizar o seu sonho

 

Pesquisa e Busca de documentos civis e religiosos

 

Providenciamos na Itália a pesquisa e busca das certidões de batismo ou nascimento; casamento e óbito do seu ascendente italiano para o processo de reconhecimento da Cidadania Italiana.

 

As pesquisas e buscas são realizadas com base nas informações fornecidas pelos próprios interessados.

 

Os documentos italianos necessários para a Cidadania Italiana são:

  • Certidão de Batismo: quando o italiano nasceu antes da existência dos registros civis;

  • Certidão de Nascimento: quando italiano nasceu após a exigência dos registros civis;

  • Certidão de Casamento: se o italiano tenha casado na Itália;

  • Certidão de Óbito: caso o italiano faleceu na Itália.

 

Os serviços prestados são divididos em duas etapas:

  • Pesquisa do registro: quando o interessado sabe que seu ascendente é italiano, mas não encontra data e o local que ele nasceu. Assim, primeiro procuramos o livro de registro para depois solicitar a emissão da certidão.

  • Busca da certidão: quando o interessado sabe o nome completo, data e o local de nascimento do seu ascendente e assim realizamos a busca de uma segunda via da certidão atualizada.

 

Análise de documentos e Montagem do processo

A análise de documentos é a etapa mais importante de todo o processo de cidadania italiana, uma vez que cada caso é único e possui suas peculiaridades.

Esta análise serve para verificar se o interessado tem ou não direito ao reconhecimento da cidadania, definir a melhor estratégia e identificar a necessidade de eventuais retificações de documentos.

Caso o interessado tenha direito, será fornecido um descritivo completo sobre o que deve ser feito para que o seu processo seja realizado com sucesso.

 

Inicialmente solicitamos cópias simples de todas as certidões necessárias, que devem ser enviadas para o email: contato@cafaggicidadanias.com

 

Próximo passo é a preparação dos documentos para a montagem do processo, em que será realizada a reunião das certidões já retificadas (caso necessário), traduções juramentadas e apostilamentos conforme todos os requisitos da legislação italiana, seja no Consulado Italiano no Brasil ou diretamente na Itália.

 

Assessoria completa para o reconhecimento da Cidadania Italiana diretamente na Itália

O processo de reconhecimento da cidadania italiana diretamente na Itália começa com a preparação e montagem do processo, reunindo todas certidões necessárias já retificadas (caso necessário), com traduções juramentadas e apostilamentos conforme todos os requisitos da legislação italiana.

 

A Cafaggi Cidadanias conta com uma assessoria especializada para orientar e conduzir todo seu processo de cidadania italiana direto na Itália de forma ágil e eficiente.

 

Primeiro passo é a recepção do requerente na chegada à Itália; hospedagem durante 90 (noventa) dias já inclusos no valor do serviço; comprovação do seu registro de residência e posterior visita de um policial (Vigile); entrega de toda a documentação preparada no Brasil; até a conclusão do processo com a emissão do Certificato di Nascita; Certificato di Cittadinanza Italiana; e Carta d"identità Italiana.

 

Realizamos também o reconhecimento de cidadania de filhos menores de 18 anos, não residentes na Itália, juntamente com o processo do requerente (sob prévia comunicação e consulta ao Comune).

 

Após a conclusão do processo podem ser solicitados os outros documentos, entre eles o passaporte italiano.

 

Cidadania Italiana via judicial: materna e contra filas consulares

Cidadania Italiana judicial via materna 

A Legislação da Itália previa que a mulher italiana ao se casar com um cidadão estrangeiro perdia a cidadania italiana e assumia a cidadania do marido. Portanto, ela não poderia transmitir o sangue italiano para aos seus filhos nascidos até 01/01/1948.

 

Em resumo, os filhos nascidos antes de 1948 de uma mulher italiana (casada com estrangeiro) não podem fazer sua cidadania através do processo administrativo, é necessário entrar com ação judicial junto ao Tribunal de Roma para reconhecer seu direito.

 

Cidadania Italiana judicial contra fila nos Consulados 

O prazo previsto na lei italiana é de 730 dias para análise e deferimento do processo.

Porém, é sabido que esse prazo não é cumprido, uma vez que a média dos Consulados Italianos no Brasil são de 6 a 12 anos.

 

O processo serve para solicitar o reconhecimento da Cidadania Italiana dentro do prazo previsto em lei, que deve ser feito através de advogado italiano na Itália.

   

A Cafaggi Cidadanias oferece este serviço juntamente com advogado italiano em Roma.

No processo judicial nenhum requerente precisa viajar à Itália e vários membros da mesma família podem participar do mesmo processo, sem a necessidade de duplicar a documentação.

 

 

Cidadania por casamento

As pessoas casadas no civil com cidadão ítalo-brasileiro ou italiano podem requerer a cidadania italiana por casamento, conhecida por naturalização italiana por casamento.

 

Tem direito à naturalização por casamento o marido ou a esposa, cujo cônjuge já tenha obtido a cidadania italiana, conforme o tempo do matrimônio:

  • 3 anos (sem filho entre o casal) ou 1 ano e meio (com filho em comum entre o casal) para solicitação no Brasil;

  • 2 anos (sem filho entre o casal) ou 1 ano (com filho em comum entre o casal) para solicitação na Itália com a comprovação da residência italiana.

A lei italiana passou a exigir a partir de 2018, que o requerente comprove o conhecimento do idioma italiano, através da apresentação de certificado de proficiência de nível B1.

 

Inscrição e atualização do AIRE

O Aire (Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero) é o cadastro no Consulado que todo cidadão italiano residente fora da Itália possui.

Uma das poucas obrigações daqueles que possuem a cidadania italiana reconhecida é manter o cadastro consular atualizado. Caso você tenha alterado a sua residência, estado civil ou teve filho, deve atualizar o AIRE no Consulado Italiano responsável por sua jurisdição.

Nosso serviço consiste em reunir a documentação necessária e oferecer todas as explicações sobre os procedimentos e casos especiais.

Os principais transtornos que podem resultar da não atualização do AIRE são:

  • impossibilidade para emitir ou renovar o passaporte italiano.

  • não poder exercer o seu direito de votar em eleições na Itália.

  • impossibilidade de solicitar ou renovar documentos de identidade, seguro-saúde, vistos, entre outros certificados.

Fiquem atentos e mantenha seu cadastro sempre atualizado.

 

Nossa assessoria oferece o serviço de preparação dos documentos para inscrição e atualização do cadastro consular dos italianos residentes no exterior (AIRE).

 

Assessoria para serviços consulares

A Cafaggi Cidadanias oferece uma assessoria completa para serviços consulares, dentre eles:

  • Passaporte italiano;

  • Carteira de motorista italiana;

  • Tessera sanitária;

  • Declaração de valor para fins estudantis e de trabalho;

  • Casamento civil na Itália;

  • Permesso e Carta di Soggiorno;

 

Entre em contato para informações sobre demais serviços.

 

SOLICITE UM ORÇAMENTO PARA CIDADANIA ITALIANA

contato@cafaggicidadanias.com

Itália: +39 347 874 5439

Reino Unido: +44 777 508 1618

© 2019 Cafaggi Cidadanias

Todos os direitos reservados

amorosamente elaborado por bialthoff.com